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O sistema ERP integra todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema. Essa integração sob a perspectiva funcional contempla principalmente sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas e compras. Já sob a perspectiva sistêmica envolve sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão. Mas será que o impacto resultante da utilização do sistema ERP ou de Sistemas Integrados de Gestão é suficiente nas grandes empresas?
As sete principais variáveis estratégicas são Clientes e Consumidores, Rivalidade Competitiva, Fornecedores, Mercado, Produção, Eficiência e Eficácia da organização e Eficiência interorganizacional. O foco da TI é melhorar a eficiência e eficácia organizacional, já o nível de estratégia organizacional visa em situações de competitividade dentro da indústria em que a organização realiza seus negócios. É necessário que a escolha e seleção da tecnologia adequada dependam do entendimento das estratégias da empresa. Com isso, o ganho da organização pode ser significativo. Mas se o alinhamento entre estratégia e tecnologia não estiver de acordo, pode ocasionar inúmeros aspectos negativos para a empresa.
Há também o lado de que se uma empresa qualquer deixar de utilizar uma TI já utilizada pelos competidores, estará em desvantagem no mercado. Os sistemas ERP são hoje considerados, no mínimo, “O preço de entrada para se realizar negócios”. Por isso, torna-se imprescindível avaliar quais variáveis podem impactar nas estratégias da organização. O sistema ERP é diferenciado em relação aos outros sistemas da organização por causa da integração das informações da empresa. Todas as áreas estão integradas ao sistema como Finanças, Produção, Custos, Vendas, RH e etc.
Atualmente, no Brasil, poucas são as contribuições sobre as variáveis estratégicas Clientes e Consumidores, Rivalidade competitiva e Mercado. O ponto favorável do ERP em relação a agregar valor é a variável Fornecedores e a variável Produção. O ERP também contribui para Eficácia Organizacional, e especialmente para a Eficiência Interorganizacional, o que facilita a gestão, integração e comunicação entre as diferentes unidades organizacionais e com outras organizações.
O sistema ERP realmente serve como canal de informação (externas e internas) mas é necessário que haja melhorias associadas à implementação de aplicações que o complementam. Com isso, as empresas serão capazes de se interligar a outros sistemas para integrar ações entre parceiros de negócios, tornando os processos externos à organização.